Bernardo Silva's profile

Imaginando JOJO publicado nos anos 70

Imaginando se JOJO's Bizarre Adventure fosse publicado pela BUP na década de 70
Durante o semestre de 2023/1 participei da disciplina Teoria e História do Design Gráfico, ministrada pelo professor Ângelo Mazzucchelli da EBA UFMG. Uma das atividades propostas foi fazer uma releitura de uma peça gráfica qualquer. 

Escolhi ter como inspiração a capa do livro "Meu Tio Benjamin" de Claude Tiller, publicado pela Biblioteca Universal Popular (BUP) em 1963, e como assunto a ser retratado na releitura, escolhi homenagear a série de mangás Jojo's Bizarre Adventures, de Hirohiko Araki, imaginando como poderiam ser as capas se fossem publicadas na época pela BUP. 

Ao longo dos volumes do mangá, entre os capítulos, existem alguns croquis feitos por Araki dos personagens da história, que, na releitura foram colocados em destaque nas capas, fazendo um paralelo com a capa da obra original.

Na época fiz apenas alguns exemplos, mas agora, em abril de 2024, decidi me aprofundar e fazer uma coleção com todas as capas dos volumes da série até o momento.
"Meu Tio Benjamin", por Claude Tiller, Editora BUP, 1963. 
JOJO's Bizarre Adventure: Phantom Blood, por Hirohiko Araki, 1987. Capa por Bernardo Silva Rabelo
Phantom Blood (1986)
A origem da história da família Joestar começa com a Máscara de Pedra ilustrando a primeira capa, com Johnathan e Dio nas seguintes
Battle Tendency (1987)
A segunda parte conta com Joseph, neto de Johnathan, estreando as capas ao lado dos Homens do Pilar.
Stardust Crusaders (1989)
A terceira e mais popular parte conta com o protagonista Jotaro Kujo, neto de Joseph, na capa de estreia, seguido do próprio Joseph Joestar, Kakyoin, Avdol, Polnareff e Iggy, com a capa final marcada por novamente por Dio.
Diamond is Unbreakable (1992)
A quarta parte da história reúne três JOJOs na pequena cidade de Morioh e é estrelada por Josuke Higashikata, ao lado de Jotaro e do velho Joseph. Okuyasu, Koichi, Yukako, e Rohan Kishibe também estrelam algumas capas, com o vilão Yoshikage Kira e seu stand, Killer Queen marcando presença nos últimos volumes.
Golden Wind (1995)
A quinta parte da história faz um tour pela Itália enquanto acompanha o protagonista Giorno Giovanna e seu sonho de se tornar um chefe da máfia. Bucciarati, Abbacchio, Narancia, Fugo e Mista fazem parte da equipe e também estão presentes em algumas capas, além de alguns personagens descobertos durante a história.
Stone Ocean (1999)
A sexta parte da história tem a primeira protagonista feminina da série, Jolyne Cujoh, filha de Jotaro, presa injustamente em uma prisão de segurança máxima na Flórida conta com a ajuda de Hermes, Foo Fighters, Emporio, Weather Report e Anasui para derrotar Pucci e acabar com os planos de Dio.
Steel Ball Run (2004)
A sétima parte da história é também a primeira parte da segunda continuidade do universo de JOJO. A história volta ao ano de 1890 e segue Johnny Joestar, ex-jóquei paraplégico, e Gyro Zeppeli, mestre na arte do Spin, enquanto os dois competem na corrida "Steel Ball Run" e encontram algumas faces já conhecidas na história.
Jojolion (2011)
O oitavo capítulo da história segue (novamente) Josuke, um jovem que perdeu suas memórias, logo adotado pela família Higashikata, conta com a ajuda de Yasuho para descobrir os mistérios da cidade de Morioh
Jojolands (2023)
O nono capítulo da história se passa nas ilhas do Havaí, onde Jodio Joestar aspira tornar-se extremamente rico alcançando o ápice dos mecanismos mundiais.
2024 © bernardo silva rabelo
Imaginando JOJO publicado nos anos 70
Published:

Owner

Imaginando JOJO publicado nos anos 70

Published: